Venda tradicional de imóveis x multipropriedade: Saiba a diferença 

por | fev 3, 2022 | Multipropriedade

A compra de imóveis é uma prática bastante utilizada como modelo de investimento. O que muitas pessoas ainda não sabem, é que existem diversas formas diferentes de investir em imóveis; uma alternativa à venda tradicional de imóveis, é a multipropriedade. 

A multipropriedade é uma tendência que tem se mostrado cada vez mais forte no Brasil e crescendo no mercado imobiliário turístico

Também chamada de fraçoes, cotas imobiliárias ou propriedade compartilhada, a multipropriedade é uma nova maneira de adquirir e aproveitar de bens imobiliários. 

Que saber mais sobre o que é a multipropriedade e quais seus benefícios? Acompanhe este artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas! 

Afinal, o que é multipropriedade? 

Enquanto a venda tradicional de imóveis consiste em vender um único imóvel a um único comprador, que será o proprietário exclusivo por tempo integral. 

A multipropriedade, consiste no compartilhamento do imóvel, com tempo de uso proporcional ao valor investido por cada proprietário, ou seja, o mesmo imóvel terá vários proprietários. 

Esse modelo de aquisição foi criado nos Estados Unidos por volta da década de 60, mas ainda bem pouco conhecido no Brasil, onde foi regulamentado em 2018. 

Conforme previsto no Código Civil, artigo 1.538-C, a multipropriedade se baseia no “regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada.” 

Como funciona a multipropriedade? 

A multipropriedade imobiliária permite que o mesmo imóvel tenha múltiplos proprietários, que poderão usufruir da propriedade – que pode ser uma casa de praia, de campo, apartamento, hotel, quarto de hotel etc. – em um período pré-determinado, proporcional ao valor investido. 

Basicamente, você adquire uma “cota” do imóvel, que corresponde a uma porcentagem do valor total. 

Quanto mais “cotas” é adquirido, mais tempo você pode usufruir da propriedade ao longo do ano. 

O período mínimo estabelecido por lei para se adquirir uma “cota”, é de sete dias. 

Essa nova forma de aproveitar do imóvel tem se mostrado uma grande vantagem não só para quem deseja investir e compartilhar o imóvel, mas também como modelo de negócio para o setor imobiliário. 

Quais as vantagens e diferenciais da multipropriedade? 

Compartilhando do mesmo fundamento da economia compartilhada, que impulsionou o crescimento e popularidade do Uber e Airbnb no mundo inteiro, a multipropriedade tem chamado a atenção pela sua liquidez e acesso a bens de valor mais elevado que seriam inacessíveis de maneira individual. 

A seguir, reunimos alguns dos benefícios oferecidos por esse novo modelo, confira: 

Redução de custos 

Ao adquirir uma multipropriedade, você irá mobilizar apenas a fração necessária para o período que será usufruído, portanto, menor que o valor total. 

Além disso, a economia também se dá nas contas, como luz, água, internet e limpeza, que são divididas entre todos os proprietários. 

Qualidade e alto padrão 

Por ser uma multipropriedade, ao adquirir o imóvel, ele não terá períodos de subutilização, como acontece com as casas de praias e hotéis em baixa temporada, por exemplo. 

Além disso, como o custo de aquisição é menor, por ser proporcional apenas ao tempo de utilização necessário, você tem acesso a propriedades de alto padrão, por um valor muito inferior, caso fosse o proprietário exclusivo. 

Rentabilidade extra e economia 

Em alguns empreendimentos, você pode ceder sua semana para um terceiro, ou colocar em um pool de locação, garantindo um rendimento extra. 

Ou ainda, caso a cota se valorize com o passar do tempo, você pode revendê-la se for do seu interesse. 

Mas o propósito da multipropriedade é para uso em lazer e diversão, onde você pode ter momentos de descanso e descontração em família ou com amigos, de uma forma prática, econômica e vantajosa financeiramente. 

Segurança jurídica 

É muito importante o fato da multipropriedade ser uma atividade regulamentada e legalmente reconhecida no Brasil. 

Por sua vez, isso traz mais segurança para o seu bolso, além de garantir benefícios que antes, não seriam possíveis em um modelo de investimento tradicional. 

Há diversas outras vantagens na aquisição da multipropriedade. 

Portanto, se você ficou com alguma dúvida ou tem algum interesse nesse modelo de negócio, não deixe de entrar em contato conosco

Estamos ansiosos para te ajudar!