Imóveis para lazer: Uma nova oportunidade para incorporadoras 

por | fev 3, 2022 | Multipropriedade

Com as variadas formas de investimento no setor imobiliário que surgiram nos últimos anos, as incorporadoras têm investido cada vez mais na nova tendência do mercado: imóveis para lazer. 

Todavia, ao invés da tradicional maneira de construir e vender imóveis para lazer, a multipropriedade tem se mostrado um modelo de negócio ainda mais lucrativo, devido às vantagens oferecidas pelo segmento. 

Regulamentada em 2018 no Brasil, mas já muito praticada nos Estados Unidos, a multipropriedade de imóveis para lazer é uma excelente opção para incorporadoras aumentarem seus empreendimentos e suas vendas. 

Veja tudo sobre o assunto neste artigo e saiba como os imóveis para lazer tem se mostrado cada vez mais uma opção lucrativa para incorporadoras! 

Imóveis para lazer: o que são? 

A aquisição de imóveis para lazer é um grande desejo na vida de muitos brasileiros, que muitas vezes não conseguem adquirir estas propriedades devido a necessidade de desembolsar altos valores para obtê-los. 

Além disso, a instabilidade político-econômica e os desafios relacionados à compra e venda, tornam ainda mais difícil a aquisição de imóveis para lazer da forma como conhecemos. 

Por isso, a aquisição de imóveis de lazer da forma tradicional vem perdendo cada vez mais espaço para a nova tendência do mercado: a multipropriedade. 

Atualmente o mundo vive também um conceito de sustentabilidade que visa o uso integral dos bens adquiridos. Muitas vezes imóveis de lazer ficam ociosos, sendo utilizados somente em períodos específicos do ano. Desta forma se torna, mas inteligente e menos oneroso, adquirir um imóvel somente nos períodos de uso, para que esta aquisição seja aproveitada em sua totalidade. 

Estes são alguns dos motivos que torna a Multipropriedade, uma forma inteligente de investimento, além de mais acessível por seu valor inferior, oferecendo mais flexibilidade e vantagens ao comprador do que a compra tradicional de imóveis. 

O que é o tempo compartilhado e como funciona? 

Basicamente, o tempo compartilhado, ou timeshare, consiste na divisão de períodos pré-determinados na utilização do imóvel de lazer, como por exemplo, casa de férias ou apartamento. 

Ao se tornar um proprietário do timeshare, você tem direito a aproveitar a propriedade pelo período proporcional ao comprado todos os anos. 

Dessa forma, você não precisa se preocupar com a manutenção ao longo do período inutilizado ou com os riscos de um imóvel; além disso, o proprietário consegue ter acesso a imóveis dos mais variados tipos por um preço muito mais acessível. 

Conheça o modelo de multipropriedade 

Dentro do tempo compartilhado, o modelo da multipropriedade consiste na divisão de um imóvel onde o comprador adquire uma fração do mesmo de forma escriturada, ou seja, para o resto da vida.  

O período disponível para uso é proporcional a fração comprada da propriedade. 

O cliente pode comprar uma fração de um imóvel em semanas, sendo que o mínimo que pode ser comercializado são fraçoes de uma semana. Ou seja, se opção do comprador for adquirir um produto de uma semana ao ano, ele sempre poderá utilizar, sete dias ao ano enquanto for proprietário desta multipropriedade. 

Quais as vantagens dos imóveis para lazer para incorporadoras? 

As vantagens desse tipo de empreendimento para as incorporadoras têm se mostrado altas. 

Isso porque o modelo de multipropriedade oferece oportunidades a todas as pessoas que têm intenção de adquirir um imóvel para lazer, mas não possuem o valor necessário para tal, ou mesmo, para aqueles que acham mais interessante comprar somente o que usam para seu lazer, ao invés de um imóvel todo que pode ficar sem uso durante longos períodos no ano.  

Com preços mais acessíveis, menos infortúnios, despesas reduzidas e maior flexibilidade, a venda de imóveis para lazer através do modelo de propriedade surgiu como uma alternativa ao modelo tradicional de aquisição de imóveis para lazer, e vem crescendo cada vez mais no país.  

Além disso, para atender as diferentes necessidades dos clientes, há diferentes modalidades de multipropriedade, como acionária, imobiliária, hoteleira e lazer, abrangendo um público ainda maior e se tornando um investimento ainda mais completo e prático. 

Diante do exposto, fica claro o sucesso dos empreendimentos de multipropriedade em imóveis para lazer e os benefícios que ela traz às incorporadoras em relação ao modelo tradicional de aquisição. 

O conceito de economia compartilhada já popularizou empresas como Uber e Airbnb ao redor do mundo, e agora, a tendência da vez são as multipropriedades imobiliárias.  

Para saber ainda mais sobre o assunto ou tirar alguma dúvida sobre multipropriedade e imóveis para lazer, fale com um de nossos especialistas agora mesmo!