Como fidelizar seus clientes e vender mais com vacation club?

por | set 16, 2021 | Vacation Club

Todo mundo que possui algum tipo de empreendimento hoteleiro, sabe dos benefícios de ter um hóspede fidelizado.  E um dos indicadores de que os hóspedes gostaram de se hospedar em um hotel ou resort, é o retorno ao destino. Isso mostra que eles aprovaram o local, os serviços e as experiências vividas. Quando isso acontece, significa que o empreendimento desenvolveu uma relação de fidelidade com o cliente. Com a concorrência acirrada, o vacation club é no ramo hoteleiro um grande aliado na fidelização de clientes, além de atrair novos hóspedes. 

Com ele, é possível vender mais para os mesmos clientes e ter previsibilidade da receita ao longo do ano.  

Além disso, o vacation club passa, através de suas vendas, a ser mais um canal de vendas para o empreendimento, funcionando como uma operadora própria, trazendo autonomia nas vendas de hospedagem, sem tanta dependência de outros canais como operadoras, OTA’s, agencias entre outros. 

No entanto, é importante que o empreendimento além de comercializar o vacation club, também tenha estratégias para reter os clientes conquistados e conseguir uma relação de longo prazo. 

Quer saber sobre a importância de fidelizar um cliente e qual a melhor estratégia para alcançar uma relação de confiança com ele? Acompanhe este artigo até o fim! 

Qual a importância de fidelizar os clientes? 

A construção de uma relação de fidelidade com o cliente, é capaz de sustentar qualquer negócio. 

Isso porque um cliente fiel, escolhe constantemente os serviços daquela empresa, além de indicá-la para amigos e familiares, trazendo novos clientes para também serem fidelizados.  

É possível fidelizar o cliente, quando a empresa atende à todas as suas expectativas, oferecendo um atendimento de qualidade e uma experiência única. 

Basicamente, a partir do momento em que se confia no serviço oferecido pelo hotel, ele irá retornar de forma consistente para usufruir sua hospedagem. 

Imagine a situação na prática… 

Muitas famílias passam o ano todo planejando a sua esperada viagem de férias. 

Elas procuram um local que ofereça conforto, qualidade e experiências inesquecíveis. 

Se o seu hotel for capaz de oferecer tudo isso, com certeza será uma opção para o retorno desta família, uma vez que ela não corre o risco de perder dinheiro em algum outro lugar que não atenda às suas expectativas. 

Clientes fiéis são os maiores promotores da sua marca. 

Assim você constrói uma base sólida de clientes fiéis, que além de frequentar constantemente o seu empreendimento, trazem familiares, amigos e conhecidos possibilitando potenciais novos clientes também fidelizados. 

Conheça o vacation club 

Para a garantia de uma estratégia eficaz na fidelização do cliente, entra em cena o vacation club. 

O vacation Club é uma forma de profissionalizar a fidelização do seu hóspede, através deste formato o pagamento de diárias é feito de forma antecipada, isso traz previsibilidade ao seu fluxo de caixa além de minimizar o efeito da sazonalidade turística e manter uma receita recorrente ao longo dos anos. 

Isso porque o cliente adquire diárias antecipadas para usar suas férias anualmente por um ou alguns anos, normalmente de 5 a 10 anos. 

O vacation club é um programa de férias destinado ao mercado hoteleiro, onde os hotéis ou resorts comercializam um contrato de direito de uso de pontos para uso normalmente em 5 ou 10 anos.  

Os clientes adquirem esta pontuação e usam durante o período de vigência do contrato. Estes contratos possuem uma regra de utilização através das tabelas de pontos. A tabela de pontos determina o quanto o cliente irá “gastar” de sua pontuação dependendo da temporada de uso e capacidade da unidade.  

Além disso, o empreendimento normalmente é afiliado à uma rede de intercâmbios, que permite que o cliente possa trocar sua semana de uso no empreendimento por outros hotéis e resorts em outros destinos. 

A construção de um produto de vacation club é feita tendo por base a diária operadora, desta forma o empreendimento terá sempre garantido os valores que já pratica no mercado. 

Para o cliente a vantagem está que como a diária não passa por terceiros (agencias, operadoras, etc) é possível que através do vacation club ele possua um produto mais vantajoso financeiramente do que se fosse reservar suas hospedagens a cada uso da forma convencional. 

Facilidade, acessibilidade e praticidade, essas são as principais características oferecidas pelo vacation club, capazes de fidelizar os clientes e fazer o seu negócio alavancar ainda mais. 

Tem interesse no programa? Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais sobre como se tornar um associado ao vacation club e fidelizar seus clientes de forma eficiente!